Prêmio Dinah Callou

CATEGORIA: PÔSTER

Prêmio Dinah Callou

Prêmio Dinah Callou

Prêmio Dinah Callou

        A Comissão Organizadora do I Fórum Internacional de Sociolinguística (FIS) tem a honra de anunciar que serão outorgadas menção honrosa e premiação para trabalhos apresentados na modalidade pôster que se destaquem no processo de avaliação conduzida por docentes, integrantes do Comitê Científico do I FIS e/ou membros do GT de Sociolinguística e da ANPOLL.  O prêmio DINAH CALLOU destina-se aos melhores pôsteres apresentados por discentes de Graduação e de Pós-Graduação. Será outorgado em sessão do II Encontro Internacional do GT de Sociolinguística (II EIGTS), que terá lugar nos dias 28 e 29 de novembro de 2019, na mesma semana do I FIS. Menções honrosas e premiação serão entregues aos estudantes e a seus respectivos orientadores.  A previsão é a de que a sessão de cerimônia de outorga do Prêmio conte com a presença da Profa. Dra. Dinah Callou e ocorra na manhã do dia 28 de novembro de 2019.

      O nome escolhido para intitular o Prêmio oferecido a pôsteres que se destaquem no I FIS é o de uma pesquisadora que é referência, por seu pioneirismo e por sua incessante contribuição acadêmica e científica, tanto na história da Geolinguística como na história da Sociolinguística Brasileira. Dinah Maria Isensee Callou é Graduada em Letras Anglo-Germânicas pela Universidade Federal da Bahia, Mestre em Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Brasília e Doutora em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com Pós-Doutorado pela Universidade de Califórnia (Santa Bárbara). É professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro –  instituição em que atua desde 1966  –, tendo também conduzido pesquisas no âmbito da Dialetologia nas universidades federais da Bahia e de Brasília. Há 53 anos Dinah Callou dedica-se ao ensino na Graduação e Pós-Graduação, contribuindo consistentemente para a formação de pesquisadores vinculados a instituições nacionais e estrangeiras.

       É com grande alegria que a Comissão Organizadora do I Fórum Internacional de Sociolinguística, realizado na Universidade Federal do Rio de Janeiro, rende homenagens a Dinah Callou, membro emérito do GT de Sociolinguística da ANPOLL, por suas contribuições para o desenvolvimento da pesquisa (geo/sócio)linguística na UFRJ e em outras instituições dentro e fora do país.

     Nossa homenagem à docente é, por um lado, uma forma de o GT de Sociolinguística  prestigiar a dedicação de tantos dias/anos de vida à ciência, à docência, à extensão e à administração na universidade pública, gratuita e de qualidade – prática comum à vida acadêmica de muitos membros do GT. E é, por outro lado, uma oportunidade de incentivar que novas gerações “vistam a camisa” da universidade e perseverem no trabalho  –  com rigor científico, ética e prazer  –  de construção e articulação de saberes em prol da Educação no Brasil.

©2018 created SITES

  • Black Facebook Icon
  • Black YouTube Icon